sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ida ao centro de emprego




Tal como tinha indicado, depois de me registar no centro de emprego francês, foi-me marcada uma entrevista, ou seja, como aqui dizem, um rendez-vous, sendo que aqui há rendez-vous para tudo e mais alguma coisa.
E hoje, lá fui eu. Não sei se, da ansiedade, mas mal consegui dormir esta noite, levantei-me cedo, porque o centro de emprego ainda fica a 20 minutos de carro, porque aqui não há nenhuma CRIL, CREL ou 2ª circular e é tudo pelo meio das terrinhas, despachei-me, peguei no rapazinho e fiz-me ao caminho.

Não tinha ninguém que dominasse o francês para poder ir comigo e na verdade, também não quis chatear ninguém. Achei que ia dar conta do recado sozinha e dei.

Assim que fui chamada, disse logo ao senhor que falava apenas "un petit peu de français". E lá me fiz entender, o que era mais complicado, recorri ao tradutor do telemóvel e o senhor, simpático e atencioso, fez-me a inscrição, disse-me que estava em falta o modelo U1 de Portugal (não sei bem porquê, porque não pedi subsídios nenhuns) e o número da Carta Vital (como o nosso n.º de Segurança Social), que está pedido, mas ainda não recebi.

Ele verificou o meu CV todo, completou a inscrição da internet e confirmou todos os dados  já introduzidos anteriormente por mim, colocou a minha experiência profissional e no meio disto, escrevi no telemóvel, que o mais importante era conseguir uma formação de francês. Tinha sido alertada para o facto de que habitualmente eles não inscreviam ninguém nos cursos de francês, que apenas davam as coordenadas para nos irmos lá inscrever, a verdade é que vim de lá com a confirmação de uma inscrição, embora tenha de aguardar pela marcação de um rendez-vous no Instituto responsável.

Colocou no meu plano de procura de emprego, que a aprendizagem do francês era essencial, para que pudesse prosseguir procura de emprego, na área da minha experiência profissional, assim sendo, a prioridade do centro de emprego, é que eu também faça essa aprendizagem.

Resumindo, quem tem boca vai a Roma e bem ou mal, consegui o que pretendia e desenrasquei-me! Je suis fière de moi même! :D

Sem comentários:

Enviar um comentário