quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Bancos em França - Parte II e Parte III

Parte II

Conforme disse, no nosso netbanking de França, não havia a possibilidade de fazer transferências interbancárias.
Depois de pesquisar como conseguia ter o NIB de Portugal, na conta de cá, encontrei no site do banco uma informação sobre isso. Dizia que bastava que consultássemos o nosso gestor de conta e solicitássemos a introdução desse NIB no acesso da internet.



E lá fui ao banco pedir que o fizessem. Resposta de quem lá estava: "Não é possível, tem havido muitas fraudes e sempre que quiser fazer uma transferência tem de vir ao balcão." Argumentar em francês não é de todo o meu forte... mas eu não sou de calar e comer...
Como precisávamos mesmo de efectuar a transferência, nessa altura, pedimos que a fizesse no balcão e o custo da mesma foi de 3.55€, ora, isso vezes 12 meses, dá 42.60€, muito dinheiro, contra os 12€, anunciados por transferência via netbanking...

Chego a casa e imprimo a página da internet que dizia que podíamos solicitar a introdução do NIB no netbanking, mas antes disso envio um email ao gestor de conta a perguntar se nos podia receber para tratar dessa questão, assim como do pedido de cheques e do seguro escolar do miúdo.
Ele respondeu que não estava disponível no dia que podíamos, mas que qualquer colega nos podia atender.

Lá fui eu munida da página impressa e chego lá e digo: "Quero isto!" E pronto, eles lá trataram disso... e conseguimos tratar do resto que também precisávamos. Os cheques foram enviados para casa, sem custos, coisa rara e ao contrário dos actuais em Portugal, não têm data de validade.
Para que queremos cheques? Coisa arcaica e que não usava há anos e anos... porque aqui o sistema de pagamento privilegiado é o cheque! As contas da escola do miúdo (almoços e CAF) é pago por cheque, assim como a inscrições em actividades, etc.


Parte III

O pior foi quando cheguei a casa e o NIB de Portugal continuava a não constar no acesso do homebanking...
Esperei uns dias para que viesse algum código para casa, porque percebi que tinham efectuado o contrato de junção do NIB em meu nome e não do marido, sendo que o acesso que estávamos a usar era o do marido, pois nunca tínhamos chegado a configurar o meu. E ainda no banco, questionei sobre isto e disseram-me que sendo a conta a mesma, não havia problema, mas durante estes dias, no acesso do marido, o NIB de Portugal nunca apareceu.

Como não havia meio de chegar nenhum código, ontem fui vasculhar novamente os papéis que me tinham entregue no banco e lembrei-me de ir vasculhar o arquivo do marido, à procura dos códigos iniciais de acesso... códigos com 2 anos... mais precisamente de Março de 2013... tentar não custa! Et voilá! O código deu e o NIB aparece no meu acesso!

Não percebo a lógica disto tudo, mas pronto, o que me interessa é que já consigo fazer o que preciso, sem ter de ir aos bancos todos os meses para transferir dinheiro e pagar muito mais por isso. De acordo com o tarifário, conforme já disse, estas transferências são cobradas a 1€, no entanto, até agora ainda não houve essa cobrança, vamos a ver se não me surpreendem pela negativa!

Sem comentários:

Enviar um comentário