sexta-feira, 24 de julho de 2015

Bancos em França

Portugal está muito à frente no que concerne ao sistema bancário e falo muito a sério!
Pode haver desfalques, pode haver desvios, mas ao cliente bancário é dada uma liberdade de movimentações e uma simplicidade de utilização fascinante, face ao que é possível em França!

A verdade é que França quer controlar todos os movimentos bancários e as restrições são absurdas! Se consegue efectivamente controlar? Quanto a mim não, é tudo uma ilusão... eles pensam que sim...

Antes de sair de Portugal transferi um montante da conta à ordem para cá, no netbank, como essa transferência fugia aos movimentos habituais, recebi uma chamada do banco para validar a mesma, o que acho importante e o que atesta, que afinal não é exactamente tudo à balda.

Contactei o meu gestor de conta a informar que vinha de vez e quais os procedimentos a ter em conta, sendo que para pagamentos mensais alocados à minha conta em Portugal, iria fazer uma transferência mensal, pensava eu, programada...

Depois de ter vasculhado os papéis todos do marido à procura do código de acesso à conta francesa no homebanking, que, ao final de umas horas e de ter verificado umas três vezes um dossier, lá o encontrei, deparo-me com uma situação surreal no homebanking da conta francesa...

A nossa conta cá é constituída por duas contas, sendo que em Portugal também há este tipo de contas, pelo menos o antigo BES, tinha esta modalidade de contas. E qual o meu espanto quando percebo que as transferências possíveis são apenas entre estas e somente estas, duas contas.
Resumindo, o acesso do homebanking aqui só serve para consultar os movimentos e mais nada!
É claro que pesquisei sobre o assunto e podemos ir ao nosso conselheiro do banco e pedir para ser colocado um novo IBAN no nosso acesso reservado, alegam eles que funcionam assim apenas por razões de segurança... e apetece-me dizer "e a otária sou eu?"

Eles nem sonham o que podemos fazer com os nossos simples MB e sim, neste aspecto sinto-me a regredir uns 30 anos...

Sem comentários:

Enviar um comentário