sábado, 5 de setembro de 2015

La Rentrée... sobrevivemos à primeira semana!

Esta semana foi uma semana repleta de novidades e alguma ansiedade.
Na terça-feira começou a nova vida do filhote com o inicio do ano lectivo. Viemos há quase dois meses, mas ele andava em modo de negação... não queria aprender francês, dizia que não entendia nada do que eles diziam, que queria voltar para Portugal, enfim... nunca deixámos que isso tivesse grande importância e sempre que podíamos, tentámos aproximá-lo de outras crianças, que de uma forma geral, dominassem ambas as línguas.

O motivo que nos levou a ficar na localidade onde estamos, foi somente o facto de saber que ele iria para uma escola onde há crianças que falam português e em principio ficaria na turma de um menino que já conhecia. E assim foi.



Entrou directamente para o ano que iria, se estivesse em Portugal, ou seja, para o 4º ano, que aqui é o CM1, sem necessidade de testes ou qualquer prova, além do certificado que trouxe que traduz as habilitações dele, obtido na Allianz Française em Lisboa, através do Instituto Campus de France, atestado pelo Embaixada de França em Lisboa.

Ao que parece a adaptação está a ser boa e a decorrer sem incidentes, é claro que isto ainda vai demorar algum tempo, mas ele não se queixa, não diz que não quer ir, não bate o pé a dizer que não percebe nada e que não quer aprender. Quando o vamos buscar questionamos se correu bem (como já fazia em Portugal), ele tem dito sempre que sim e conta como correu e como passou o dia, apenas tem reclamado da comida, principalmente das entradas, pois aqui não há sopa e as entradas, são tipicamente francesas. 

Estou agradavelmente surpreendida, pois pensei que os primeiros dias fossem complicados, mas o meu menino lindo tem-se portado bem e tem estado à altura do desafio! 
Espero que quando começarem a vir trabalhos de casa, na área do francês, isto não dê em dores de cabeça...

De qualquer forma, estou muito orgulhosa do meu cuquito!

Sem comentários:

Enviar um comentário