terça-feira, 15 de setembro de 2015

Primeiro dia de Formação

Ontem foi o primeiro dia no curso de francês.
E continuo a dizer que quem não tem o mínimo de noções de francês, é muito complicado, já que trabalhamos muito as conjugações, os verbos, os diferentes modos de colocar as questões (isto é óptimo, se não soubermos de uma maneira, saberemos de outra), também a leitura e a pronúncia.

Ao que parece todas as semanas há pessoas novas, há pessoas a entrar e a sair do curso, também sabemos que quem falta fica excluído, uma vez que a lista de espera é grande e a formação é suportada pelo centro de emprego, relativamente a quem tem subsidio, como acontece em Portugal, ou pelo estado francês, como vai ser o meu caso, uma vez que não tenho rendimentos, as horas de curso são pagas a valor simbólico.

Então na turma de ontem estava um francês, creio que a fazer alfabetização, esse tem o seu próprio ritmo e o trabalho, é diferente do trabalho efectuado com os estrangeiros a aprender o francês, um português mais novo, o mesmo que estava no dia do teste de nível, uma espanhola, um espanhol, uma boliviana e uma vietnamita e da parte da tarde, veio outra espanhola. A vietnamita, coitada, já é uma senhora mais velha e é muito complicado porque ela não percebe quase nada. A formadora bem puxa por ela, mas sendo que, connosco, ela sabe espanhol e português, consegue sempre aproximar-se de nós e explicar alguma coisa, que não entendemos, com a vietnamita é diferente, porque a formadora não domina o vietnamita.

Ela conferiu comigo o teste efectuado, tinham-me colocado num nível acima (vai-se lá saber porquê, até parece que eu falo e entendo grande coisa, creio que foi no B1 e no B2 noutra área) e ela ajustou quase tudo para o nível A2, mas na próxima aula vou ver o dossier e conferir se estou nesse nível em todas as áreas, creio que sim e creio que é de facto, o que mais se adequa.



Ontem a aula desenrolou-se à volta dos verbos do 1º grupo, eles aqui têm uma carrada de verbos e uma grande maioria é composta, para mal dos nossos pecados, mas eu vim prevenida de Portugal e este aqui, veio na bagagem:


Como eu resolvi acabar primeiro que os outros, os exercícios, já que a leitura e a escrita (com alguma ajuda ou recursos, claro) não representa para mim uma dificuldade de maior, ela deu-me, apenas a mim, os adjectivos possessivos para estudar.
Depois treinámos a leitura (desgraça total!), as nacionalidades e as profissões. No meio fomos treinando os sons de algumas letras ou sílabas. Parte da última ficha, ficou por fazer... eu perguntei se era para fazer em casa ou para fazer na próxima aula, ela disse-me logo que era como eu queria, que não mandava trabalhos de casa, cada um geria o seu próprio tempo, e que eu era demasiado activa e que já tinha percebido que ia andar sempre à frente dos outros... e de repente percebi que a professora do filhote em Portugal, se queixava disso... ups... parece que nalguma coisa sai a mim! :D

Sem comentários:

Enviar um comentário